O Plano de contas é um cadastro financeiro que agrupa e classifica todas as contas a pagar e receber do sistema. Ele é quem torna os relatórios financeiros mais eficazes e organizados.
1º Passo: Abra o ArautoGER > Financeiro > Livro caixa (Tesouraria)

2º Passo: Clique em Sistema > Plano de Contas

Será aberto a tela do Plano de Contas. Será necessário cadastrar primeiro o grupo de contas e depois os dependêntes, os subgrupo de contas.

Alguns informações principais:
- Descrição: Nome do grupo da conta (Ex: Despesas Gerais, Despesas fixas, etc)
- Tipo: existem o crédito (conta a pagar) e débito (conta a receber).
3º Passo: Para cadastrar um novo GRUPO DE CONTAS, na aba Grupo de contas, clique no botão Cadastra. Escsolha o Tipo e por fim clique em Salvar:

4º Passo: Para cadastrar um novo SUBGRUPO DE CONTAS, dê um duplo clique no grupo de contas desejado, ou apenas selecione-o e clique na aba Subgrupo de contas.
Clique em Cadastra, insira a descrição e por fim clique em Salvar:

Pronto! Todas as contas que forem cadastradas a pagar ou receber, poderão receber em seu cadastro o respectivo grupo/subgrupo de contas a qual pertence.