Como cadastrar o seu Plano de Contas


O Plano de contas é um cadastro financeiro que agrupa e classifica todas as contas a pagar e receber do sistema. Ele é quem torna os relatórios financeiros mais eficazes e organizados.

1º Passo: Abra o ArautoGER > Financeiro > Livro caixa (Tesouraria)

2º Passo: Clique em Sistema > Plano de Contas

Será aberto a tela do Plano de Contas. Será necessário cadastrar primeiro o grupo de contas e depois os dependêntes, os subgrupo de contas.

Alguns informações principais:

  1. Descrição: Nome do grupo da conta (Ex: Despesas Gerais, Despesas fixas, etc)
  2. Tipo: existem o crédito (conta a pagar) e débito (conta a receber).

3º Passo: Para cadastrar um novo GRUPO DE CONTAS, na aba Grupo de contas, clique no botão Cadastra. Escsolha o Tipo e por fim clique em Salvar:

Criação de grupo RECEBIVEIS do tipo Crédito (Contas a receber)

4º Passo: Para cadastrar um novo SUBGRUPO DE CONTAS, dê um duplo clique no grupo de contas desejado, ou apenas selecione-o e clique na aba Subgrupo de contas.

Clique em Cadastra, insira a descrição e por fim clique em Salvar:

Criação de subgrupo FORNECEDORES do grupo DESPESAS

Pronto! Todas as contas que forem cadastradas a pagar ou receber, poderão receber em seu cadastro o respectivo grupo/subgrupo de contas a qual pertence.