Como resolver o erro 16 no PINPAD da marca Ingenico:
Para solucionar estas dúvidas, realize os seguintes passos:
1: Verifique a versão do equipamento PINPAD
2: Verifique se o equipamento possui antena CTL’s (Aproximação)
3: Realize um teste de versão com o aplicativo PPCOMP*
4: Verifique se a versão de aplicação do PINPAD está atualizada

Existe uma recomendação sobre contactless no IPP320, que atualmente está utilizando a seguinte versão:
- Fabricante: [INGENICO]
- Modelo [IPP320]
- Versão da aplicação básica [1.0804.21 150305]
É recomendado o PINPAD conter as versões:
- Versão mínima 3.31
- Versão recomendada 4.21
6. Caso a versão esteja desatualizada, será necessária a troca do equipamento.
Solução alternativa
Algumas vezes pode ser que o OS do terminal onde o PINPAD está conectado esteja desatualizado (Como exemplo, o Windows 7), não sendo suportado a utilização do mesmo pelo o OS. Em casos assim, é recomendada a Atualização do OS do terminal.