- Fluxograma:

2. Descrição:
Este é o fluxo de venda do PDV, neste exemplo fica claro como funciona o TEF ao transacionar o cartão.
Vejam que somente após a emissão do cupom fiscal (SAT ou NFCE) e a impressão dos comprovantes que as transações TEF são Confirmadas.
O que indica, que mesmo passando o cartão, se houve algo que impeça o fluxo até o fim, a venda ficará pendente de confirmação, podendo a loja ter prejuízos no caso do cliente ser liberado com a compra antes da confirmação.
3. O que pode impedir o fluxo?
- (Queda de energia) Desligamento do computador antes do termino da venda
- Travamento durante a emissão do cupom fiscal
- Travamento durante a impressão
4. Como ter certeza que a transação foi concluída?
Acessando os relatórios no portal do Sitef, a transação deve estar com o status de Efetuada
Caso a transação esteja com status Pendente, deve-se fazer a tratativa dela para cancelar ou efetuar manualmente pelo portal do Sitef, segue o tutorial:
https://docs.genpac.com.br/ajuda/como-fazer-a-manutencao-de-vendas-pendentes/
5. O que fazer quando o cliente diz que a venda já apareceu no extrato bancário ou que já chegou a notificação(SMS) da compra?
Durante a transação de cartão, a notificação para o banco é feita imediatamente após ser aprovada, porem se a venda fica pendente de confirmação, ela é estornada automaticamente após um período. O prazo pode variar de acordo com cada autorizador para o estorno.
Neste caso é importante acessar o portal de relatório do TEF, se a venda estiver Pendente confirmar a venda manualmente.
Lembre-se sempre que, Aprovado ou Transação OK, não é o último estágio, a transação precisa estar Confirmada ou Efetuada!